Artigos em Destaque

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Revalando São Paulo 2013 Criticas

           O Revalando São Paulo teve inúmeras atrações, que chamaram a atenção de todo publico presente no evento, mas houve “atrações” não muito atraentes. Como o excesso de indígenas no local, onde com tantos num mesmo local, entre eles não existiu comercio relevante, pois certas tribos eram especializadas em algo (Arcos e Flechas) e outra em instrumentos, isso não prejudica nenhum dos lados, pois vendem produtos diferentes e lucram por si só, mas de 5 a 6 vendendo as mesmas coisas com detalhes diferentes, não deu certo.

Imagem de Revelando São Paulo








                              

Chamada para Revelando São Paulo

Revejam a Chamada para o Revelando São Paulo.


http://www.youtube.com/watch?v=QKMZc3l_47o

sábado, 2 de novembro de 2013

Cidade de Rio Claro

Rio Claro é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localizado na Região Centro-Leste do estado na microrregião homônima e na mesorregião de Piracicaba, a 85 km do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas e a 190 km da capital São Paulo. Ocupa uma área total de 498,008 km², sendo 28,3500 km² sua área urbanizada.

A cidade foi fundada com o nome de "São João Batista do Ribeirão Claro", nome que foi mais tarde alterado para São João do Rio Claro, e por força da Lei Estadual nº 975, de 20 de dezembro de 1905, teve sua denominação alterada para Rio Claro.

A sede do município está a uma altitude de 613 metros (marco zero do IBGE). O clima caracteriza-se por estiagens de inverno (junho a setembro) e chuvas de verão (dezembro a março). O relevo é suavemente ondulado, característico do compartimento geomorfológico denominado Depressão Periférica Paulista, no qual se insere o município. A vegetação natural é composta por cerrado e Floresta Estacional Semidecidual.

Pontos Turísticos:

- Estação Ferroviária de Rio Claro


- Capela Santo Antonio dos Eucaliptos


- Casarão da Fazendinha





domingo, 27 de outubro de 2013

Cidade de Piracicaba

Piracicaba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião e Microrregião de Piracicaba, localizando-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 164 km. Ocupa uma área de 1.376,913 km², sendo que 31,5733 km² estão em perímetro urbano e os 1.345,339 km² restantes constituem a zona rural. Em 2011 sua população foi estimada pelo IBGE em 367.289 habitantes, sendo que em 2010 era o 17º mais populoso de São Paulo.

Em 1776, a Capitania de São Paulo decidiu fundar uma povoação na região, que serviria de apoio à navegação das embarcações que desceriam o Rio Tietê, em direção ao Rio Paraná e também daria retaguarda ao Forte de Iguatemi, localizado na divisa com o futuro Paraguai. A povoação deveria ser fundada na foz do Rio Piracicaba com o Tietê, nas proximidades da atual cidade de Santa Maria da Serra, mas o capitão Antônio Correa Barbosa, incumbido de tal missão, decidiu-se por um ponto localizado a noventa quilômetros da foz do Piracicaba, lugar já ocupado por alguns posseiros e com melhor acesso a outras vilas da região, notadamente Itu. A povoação de Piracicaba foi fundada em 1º de agosto de 1767, na margem direita do rio, localizado aproximadamente onde hoje se situa o famoso Engenho Central e partes da Vila Rezende. A povoação de Piracicaba era ligada politicamente a Itu, então a cidade mais próxima. No ano seguinte, a povoação tornou-se freguesia.

A sede tem uma temperatura média anual de 23,9°C e na vegetação original do município predomina a mata atlântica. Com 97,3% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava em 2009 com 241 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,836, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o 22º maior do estado.

Pontos Turísticos:

- O Salto do Rio Piracicaba


- O Parque do Mirante


- Zoo Municipal



Cidade de Suzano

Suzano é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, microrregião de Mogi das Cruzes. A população em 2010 segundo o Censo demográfico é 262.568 habitantes, o que resulta numa densidade demográfica de 1.275,43 hab/km².

O fundador do povoado que viria a se transformar no município de Suzano foi o padre jesuíta Francisco Baruel, que tinha por missão a catequese dos indígenas, em meados de 1660. O Frei Baruel deu início à construção de uma capela, após disputas acirradas entre índios Pés Largos e os Guaianases, nativos daquela área, com o objetivo de apaziguar os ânimos dos indígenas. A construção atraiu novos moradores e logo se formou um povoado. O santuário foi reconstruído em 1750 pelo padre Antônio Souza e Oliveira, que deu a ele o nome de Nossa Senhora da Piedade de Taiaçupeba. 135 anos mais tarde, a capela foi transformada em igreja. Em 1895 a igreja ruiu por conta de uma forte chuva e somente com a chegada da família Bianchi foi reconstruída. Desde então a área passou a ser conhecida como Baruel - nome escolhido pela presença da família Barweel, que chegou a Suzano no século XVI.

O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é o Subtropical. A média de temperatura anual gira em torno dos 18°C, sendo o mês mais frio Julho (Média de 14°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1400 mm.

Pontos Turísticos:

- Monumento aos Expedicionários de Suzano


- Paço Municipal de Suzano


- Rio Tietê, trecho de Suzano




Cidade de Sorocaba

Sorocaba é um município brasileiro da Microrregião de Sorocaba, na Mesorregião Macro Metropolitana Paulista, no estado de São Paulo. É a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de 629 231 habitantes sendo, portanto, uma capital regional. A microrregião de Sorocaba conta com quinze municípios, somando mais de 1.324.176 habitantes. Possui uma área de 456,0 km², sendo 371,3 km² de área urbana e 84,7 km² de área rural.

Sorocaba faz parte do Complexo Metropolitano Expandido, que ultrapassa os 31,5 milhões de habitantes (aproximadamente 75 por cento da população do estado inteiro e a segunda área urbana mais populosa do mundo, Densidade populacional superada apenas por Tóquio no Japão).

A região do rio de Sorocaba foi povoada inicialmente pelos Tupiniquins. Conta-se que, antes do descobrimento do Brasil pelos portugueses, passava pelas atuais ruas de Sorocaba o "Peabiru" (o caminho indígena transulamericano), um caminho utilizado pelos silvícolas e, bem mais tarde, pelos Bandeirantes e Missionários, em demanda do Sul e Oeste, com ramos que também se dirigiam ao litoral. Por volta de 1589, Afonso Sardinha, "O Velho", seu filho homônimo conhecido como "O Moço" e o técnico em Mina, Clemente Álvares estiveram no morro Araçoiaba à procura de ouro. Encontrando minério de ferro, imediatamente comunicaram ao Governador Geral o achado. Em 1599, aqui esteve o Governador D. Francisco de Souza, levantando um Pelourinho, símbolo do poder real, na nova Vila de Nossa Senhora de Monte Serrat e mandando mineiros explorarem os córregos, rios e montanhas da redondeza, em busca de ouro.

Pontos Turísticos:

- Flona de Ipanema



- Palacete Scarpa


- Parque da Biquinha


sábado, 26 de outubro de 2013

Cidade de Jundiaí

Jundiaí é um município do interior do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a 23º11'11" de latitude sul e 46º53'03" de longitude oeste, a uma altitude de 761 metros. Dista 57,7 quilômetros da capital do estado. Com 370 126 habitantes é, no estado, o 15° município mais populoso e o sétimo maior fora da Grande São Paulo. Também é o 59° maior do Brasil, sendo maior que quatro capitais estaduais. Seu nome é uma referência ao Rio Jundiaí, cujo nome é proveniente da língua tupi, significando "rio dos jundiás".

O povoamento do sertão de "Mato Grosso de Jundiahy", como era denominado o extremo território ao norte da vila de São Paulo, que hoje compreenderia a região de Jundiaí, Campinas e todo o nordeste do estado até a divisa com Minas Gerais no Rio Grande, iniciou-se próximo ao Rio Jundiaí com a chegada da Rafael de Oliveira, sua mulher Petronilha Rodrigues Antunes e filhos, em 1615, que deram ao povoado a denominação de "Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí".

Pontos Turísticos:

- Ponte Torta


- Jardim Botânico


- Cia. Paulista de Estradas de Ferro – Museu Ferroviário


Cidade de Campinas

A Cidade de Campinas é um município da Microrregião de Campinas, na Mesorregião de Campinas, no estado de São Paulo, no Brasil. Ocupa uma área de 794,433 quilômetros. Em 2013, sua população foi estimada em 1.144.862 habitantes.

A origem do povoamento de Campinas está ligada à abertura dos caminhos para o sertão de Goiás e Mato Grosso, feita pelos Bandeirantes paulistas do Planalto de Piratininga. Uma dessas trilhas, aberta entre 1721 e 1730, chamou-se Caminho dos Goiáses. Logo instalou-se um pouso para descanso dos tropeiros que utilizavam esse caminho entre as vilas de Jundiaí e Moji-Mirim. Esse pouso ficou conhecido por Campinhos de Mato Grosso, passou a se denominar Bairro de Mato Grosso, e posteriormente Campinas do Mato Grosso em razão de haver na região três pequenos terrenos descampados (extensos, desabitados e sem árvores, ou seja campo, campina ou planície), o que explica o nome. 

O clima de Campinas é tropical de altitude com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 22,4 °C, tendo invernos secos e amenos (raramente frios de forma demasiada) e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas. O mês mais quente, fevereiro, conta com temperatura média de 24,9 °C, sendo a média máxima de 30,0°C e a mínima de 19,9°C. E o mês mais frio, julho, de 18,5 °C, sendo 24,8°C e 12,3°C a média máxima e mínima, respectivamente. Outono e primavera são estações de transição.

Pontos Turísticos:

- Antiga Estação Ferroviária de Campinas



- Torre do Castelo



Museu de História Natural de Campinas








Integrantes do Grupo

Gustavo Guilen

Gustavo Marcelino

Leonardo Matsui

Lucas Mestre

Thiago Lemos

Victor Morais


Professores

Ana Cristina
Luiz Brigatti


Alunos 9º Ano A - Colégio Beka. Tecnologia do Blogger.